Women's International Match Racing Association
News Detail

Vitória Brasil Women’s Cup - Final
Caroline Béjar conquista o título da Vitória Brasil Women’s Cup

rs_Bejar-Brasil.jpg



- Equipe da brasileira, que conta com a capixaba Odile Ginaid, faz 3x0 na série melhor de cinco contra a francesa Mathilde Geron

- Antes da final, o confronto direto entre as duas indicava vantagem francesa de 3x1

- Americana Sandy Hayes faz 2x0 sobre a brasileira Rossana Ramos e fica com o terceiro lugar. Catarina Carvalho supera Maria Ramires e fica em quinto


A brasileira Caroline Béjar, que tem em sua tripulação a capixaba Odile Ginaid, obteve um importante resultado para sua carreira no match race ao conquistar neste domingo, dia 20, o título da Vitória Brasil Women’s Cup, única competição de Grau 1 da Federação Internacional de Vela (Isaf) na América Latina, disputada na capital capixaba. Béjar fez 3x0 na série melhor de cinco regatas contra a francesa Mathilde Geron, número 25 do ranking mundial. O evento distribuiu uma premiação de US$ 50 mil (R$ 93 mil).

A conquista do título pela equipe de Caroline Bejár foi muito celebrada por Justino Sá Machado, organizador da Vitória Brasil Women’s Cup e da Vitória Brasil Sailing Cup, que convidou a velejadora niteroiense e sua equipe a participar da Tróia Portugal Women’s Cup, em julho, em Portugal. “Essa vitória da equipe da Caroline Béjar mostra que a aposta que estamos fazendo no Brasil está dando certo. Quanto mais provas o país tiver desse nível, mais possibilidades de ter bons resultados para os brasileiros. Espero que entre os homens também ganhe um brasileiro”, destacou Justino.

Rossana Ramos, a outra brasileira na disputa, perdeu a segunda prova para a americana Sandy Hayes, número 24 do mundo, que assim ficou com a terceira colocação no geral. A portuguesa Catarina Carvalho derrotou sua compatriota Maria Ramires e ficou com a quinta colocação.

Encerrada a competição feminina agora é a vez da disputa da Vitória Brasil Sailing Cup, etapa brasileira que abrirá a temporada 2008 do World Match Racing Tour, entre os dias 22 e 26 de abril. Estarão em ação 12 tripulações que contam com os principais nomes do match race mundial. Os dois eventos têm a organização da Boatszone, da Sun Sailing Team, do Centro Náutico Capixaba e do World Match Racing Tour.

“Foi nossa principal conquista no match race, o que nos dará uma visibilidade internacional agora que a classe estará no programa dos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. As meninas foram perfeitas hoje (domingo). Os outros confrontos que havíamos perdido para a Mathilde foram por erros nossos. Então, sabíamos que poderíamos corrigir para a final. Mantivemos a calma e a confiança que foi crescendo ao longo de toda a competição e essa combinação foi o que nos deu o título”, vibrou a campeã Caroline Béjar, que, assim como suas colegas de equipes, recebeu seu troféu das mãos da gerente de marketing da Secretaria Estadual de Turismo do Espírito Santo, Vânia Chiabai.

Companheira de time de Caroline, a capixaba Odile Ginaid, estava exultante por conquistar um título em casa, diante da sua família. “Essa vitória tem um sabor ainda mais especial para mim porque eu sabia que quando voltasse para terra encontraria minha mãe, minha avó e meus amigos para comemorar. Acho que nossa consistência e concentração ao longo da competição nos deram essa vitória”, afirmou Odile. Também fizeram parte da equipe campeã as velejadoras Andréa Grael, Kyra Penido, Roberta Borges e Larissa Juk.

“A gente vinha batendo na trave há um tempo, mas sabíamos que tínhamos potencial para vencer um evento deste nível. Ter participado do Estadual de Match Race do Rio de Janeiro, semana passada, foi muito importante pois nos deu ritmo de competição e chegamos aqui em Vitória já bem entrosadas”, analisou Andréa Grael, mulher do bicampeão olímpico Torben Grael.

Derrotada na final, Mathilde Geron mostrou desapontamento com o resultado. “A calma da equipe da Caroline fez a diferença nessa série da final. Hoje, as condições do mar estavam um pouco complicadas e elas souberam lidar melhor com essa situação. Saio um pouco decepcionada, pois esparava ganhar. Mas o segundo lugar não é um mau resultado”, garantiu a francesa, número 24 do ranking mundial.


(From the Brasil Sailing Cup web site: www.brasilsailingcup.com)

Vitória Brasil Women’s Cup - Results and Standings (Sunday / April 20th - Updated)

Standings:

1st – Caroline Béjar (BRA) – 20 vitórias / 3 derrotas
2nd – Mathilde Geron (FRA) – 16 vitórias / 7 derrotas
3rd – Sandy Hayes (EUA) – 11 vitórias / 11 derrotas
4th – Rossana Ramos (BRA) – 8 vitórias / 14 derrotas
5th – Catarina Carvalho (POR) – 6 vitórias / 15 derrotas
6th – Maria Ramires (POR) – 5 vitórias / 16 derrotas
Posted on Apr 20, 2008 by WIMRA Webmaster

Return to News Item List